15 julho 2005

Ao cair da tarde

Postagem de referência: Não se apaga da lembrança




De tarde eu quero descansar, chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

(Renato Russo – Vento no litoral)

A tardinha, o escaldante sol, que reina soberano no céu azul do sertão, dava uma trégua, momento ideal para um encontro, um encontro com a natureza, um encontro com o Criador, um encontro consigo mesmo.
Olhar o arrebol das margens do Rio Jaguaribe, proporcionou-me os primeiros momentos conscientemente contemplativos na minha vida, era a mistura de cores e vida, do meu presente e a ansiedade do futuro. Nessa época já morava em Fortaleza e somente nas férias tinha essa oportunidade, já que na infância esses momentos eram vividos de formas diferentes, nada de preocupação, nada de futuro, somente a aquarela no horizonte, as revoadas dos pássaros para o descanso nos seus ninhos e a brisa suave e fria que me tocava a face. Mas agora era diferente, e concordo com o poeta quando diz que:
O essencial é saber ver,
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê
Nem ver quando se pensa.
Mas isso (tristes de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender... (Fernando Pessoa)

A alma estava vestida, e esses momentos propiciavam naturalmente para reflexão, como é chato ficar adulto e pensar na vida, e ali no cair da tarde, sob o vermelhidão do céu, meditava sobre o meu futuro incerto, minhas possibilidades, meus sonhos, e parte do que sou hoje, é fruto daqueles momentos. Escurecia, e as primeiras picadas das muriçocas era o sinal para retornar, era o fim, era o alerta. Desperta desse estado, porque é muito para a sua juventude, volta e descansa, o tempo ainda te é favorável. E ainda hoje, distante do Rio, de tarde eu quero descansar, chegar até a praia e ver...

Um comentário:

gustavofeu disse...

dá uma olhada:www.machine-feu.blogspot.com